Ainda a propósito do livro que estou a ler, hoje fiquei fascinada com o que li e ao mesmo tempo intrigada, como se aquelas palavras fossem só para mim, que aquela descrição fez reviver algo, que durante muito tempo me atormentou. A Liz foi descrevendo um dos seus medos e confidenciou um sonho que a persegue desde sempre. Nesse sonho ela aparece a dormir e quando acorda depara-se sempre com um homem que tem uma faca na mão e a deixa profundamente assustada. Quando li aquela frase fiquei arrepiada, que há anos tenho um sonho idêntico que me deixa sempre aterrorizada e afinal não é mais de uma compreensão errada, que quem aparece no sonho, pelo menos no dela, segundo as crenças dos homens de Bali, aquele homem do sonho não lhe quer mal e o que trás na mão não é uma faca, é um instrumento de protecção.
Agora a Liz sabe que aquele sonho não é mau e se acordar ela sabe que pode voltar a adormecer, que está protegida e ninguém lhe fará mal.
Na Indonésia, acredita-se que quando nascemos, vimos acompanhados de quatro irmãos invisíveis (os nossos quatro irmãos espirituais) que nos protegem durante toda a vida e que nos levam para o céu quando morremos. O líquido amniótico, a placenta, o cordão umbilical e o líquido ceroso que protege a pele do feto, são cuidadosamente enterrados no jardim da casa quando uma criança nasce. "Esses irmãos" encarnam as quatro virtudes que são necessárias para que uma pessoa possa ter felicidade e segurança na vida. Elas são respectivamente a inteligência, amizade, força e a poesia.
Agora penso como hei-de reagir quando voltar a ter aquele pesadelo. De repente e acordada deixei de ter medo.
. Caminhos
. Insónias
. Sunset
. Taxa de álcool no sangue!...