Reza a lenda que numa aldeia portuguesa, vivia uma jovem de seu nome Mariana que tinha como único desejo casar cedo.
Rezou com muita devoção a Santa Catarina, que o seu desejo se concretizou e logo lhe surgiram dois pretendentes jovens e lindos: um fidalgo rico e um lavrador pobre. Mariana pediu novamente ajuda a Santa Catarina para que fizesse a escolha acertada.
Enquanto a jovem rezava, Amaro, o pretendente pobre, pediu-lhe uma resposta e deu-lhe como limite o Domingo de Ramos.
Nesse mesmo dia, também lhe apareceu o fidalgo que lhe pediu que tomasse uma decisão. Mariana não sabia o que fazer e no Domingo de Ramos algo de horrível aconteceu. O fidalgo e o lavrador encontraram-se a caminho da casa da jovem e travaram uma luta de morte. Mariana correu até junto deles e mais uma vez rezou com todo o fervor a Santa Catarina, pedindo-lhe ajuda e nesse momento da sua boca ecoou o nome de Amaro, o lavrador pobre.
Na véspera do Domingo de Páscoa, Mariana andava atormentada, com a possibilidade do fidalgo aparecer no dia do seu casamento com Amaro, para o matar.
Mariana rezou mais uma vez a Santa Catarina e a imagem da Santa sorriu-lhe. No dia seguinte, em agradecimento, Mariana foi pôr flores no altar da Santa e chegada a casa foi com admiração que constatou que flores iguais às que oferecera à Santa, estavam em cima da mesa, juntamente com um grande bolo com ovos inteiros. Também Amaro tinha recebido um bolo semelhante. Pensando ter sido ideia do fidalgo, dirigiram-se a sua casa para lhe agradecer, mas este também tinha recebido o mesmo tipo de bolo.
Mariana acreditou ter sido obra de Santa Catarina.
O folar tornou-se numa tradição que celebra a amizade e a reconciliação.
Durante as festividades cristãs da Páscoa, o afilhado costumam levar, no Domingo de Ramos, um ramo de violetas à madrinha de baptismo e esta, no Domingo de Páscoa, oferece-lhe em retribuição um folar.
(Pesquisado na Diciopédia 2005)
250ml de leite morno
2 colheres de fermento
1 ovo
110gr açucar
570gr farinha
erva doce e canela qb
100 gr manteiga
Colocar por esta ordem, todos os ingrediente numa bacia. Amassar bem. Deixar levedar um pouco. Vai a cozer a forno quente cerca de 40 minutos.